Superintendência de Assistência Farmaceutica - Secretaria de Saúde de Pernambuco

Dicas de saúde para o coração

 

O coração é a bomba que faz o sangue circular pelo corpo, levando oxigênio e nutrientes para todas as células, ao mesmo tempo em que faz a limpeza dos resíduos metabólicos, ou seja, do que restou das reações químicas que ocorrem em cada célula. Esse órgão pequeno, ao qual se atribuem tantos sentimentos nobres, é também o que comporta as doenças mais temidas.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardíacas são as principais causas de morte no Brasil. A boa notícia é que esse quadro poderia ser diferente se alguns hábitos de vida fossem mudados e se visitas mais frequentes fossem feitas ao cardiologista.

São fatores de risco à boa saúde do coração o colesterol elevado, vida sedentária, hipertensão arterial, tabagismo, diabetes, obesidade e a resposta agressiva ao estresse em geral.

Então, para cuidar bem do coração, além de nutrir sentimentos e ações positivas, é preciso alguns cuidados. “Pratique atividades físicas regularmente, mantenha uma alimentação variada e rica em nutrientes, faça exames periódicos, durma bem, descanse, preserve os momentos de lazer, controle o peso, faça os tratamentos corretos quando indicados pelo médico e procure um serviço de saúde sempre que julgar necessário”, recomenda o coordenador médico da Unidade, Elson Marques.

A máxima popular de que prevenir é sempre melhor do que remediar vale ser lembrada nesta data tão importante.

Dicas de saúde para prevenir as doenças cardíacas

Clique aqui

http://saude.ig.com.br/minhasaude/sete-habitos-simples-para-um-coracao-saudavel/n1597730182492.html

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/63saude_coracao.html

https://www.brasil.gov.br/saude/2017/09/5bcard-5d-dia-do-coracao.png/view